Que tal colocar a sala de aula de cabeça para baixo?

flipped

Você sabe o que é flipped learning? Já ouviu falar em flipped classroom? Temos ouvido  em muitos termos diferentes desde que as inovações  tecnológicas invadiram  a educação. O termo flip vem do inglês e significa virar ,inverter .O flipped learning faz uma inversão na sequência da abordagem instrucional utilizada em sala de aula ,não é um método novo ou uma pedagogia nova  ,visto que os instrumentos usados para este modelo de aula  não são novos ,mas sim uma remodelagem na forma de abordar os conteúdos,a meu ver ,o que o professor faz com ela  é que sim,quebra paradigmas .Geralmente no ensino médio e na educação superior ,uma boa parte do tempo destinado às aulas está reservada  para explanação/transferência  de conteúdos, o que vem sendo feito há mais de 600 anos, este momento está descrito nos planejamentos que entregamos às coordenações pedagógicas  como aula expositiva. Em uma flipped classroom, ou em uma tradução livre, sala de aula invertida, o professor passará o precioso tempo que tem com seus alunos fazendo o que ele pede para o aluno fazer em casa, ou seja ,a tarefa de casa vira tarefa de classe. Entendeu? Não ?

Vou explicar melhor :neste modelo de sala de aula ,o  aluno será apresentado aos  conceitos fundamentais de um conteúdo em casa, através de vídeos ou podcasts , com duração entre 5 e 15 minutos ,discutirá estes conceitos através de ambientes virtuais criados para este propósito e na sala de aula ,com a presença do professor como facilitador e com a ajuda de seus pares ,utilizará estes conceitos na resolução de problemas, desenvolvendo-os  e aprofundando-os  através de situações propostas  pelo professor .Ele aplicará a teoria que aprendeu em casa em atividades práticas,de aplicação, em sala de aula.

O material audiovisual que o aluno utilizará em casa pode ser preparado pelo próprio professor ou  vir de qualquer outra fonte que ele julgue apropriada para apresentar o conteúdo aos seus alunos. As mudanças trazidas pela  tecnologia convergiram para o surgimento do flipped learning. Para os entusiastas do modelo , uma flipped classroom traz inúmeros benefícios:

  • Os alunos podem ter acesso  a vídeos  feitos pelos melhores especialistas, comunicadores ,conhecedores genuínos de um determinado conteúdo a baixo custo e seguindo seu próprio ritmo.
  • De acordo com os cientistas , a nossa memória de curto prazo é limitada, sendo assim, muito do que é apresentado em uma aula expositiva de duas horas ,por exemplo, é apresentado de forma muito rápida, em grande quantidade e facilmente esquecido.
  • Por conta da grande quantidade de informação que é passada em pouco tempo e de forma rápida, os conceitos são superficialmente absorvidos , sem reflexão ,sem serem verdadeiramente compreendidos ,principalmente os que requerem um alto grau de abstração. Lembram da angústia que a maioria dos nossos alunos sentem para resolver problemas de matemática e física? Depois de uma aula , a maioria volta para casa para resolver problemas sem entender pelo menos os conceitos básicos e questionam-se sobre o porquê de passarem tanto tempo fazendo aquilo…
  • Na flipped classroom ,o professor terá a oportunidade de aprofundar estes conceitos, ele poderá ajudar o aluno a verdadeiramente se apropriar deles em um ambiente realmente colaborativo .Aprendizes ativos se apropriam de um conceito para aplicá-los e não para copiá-los em cadernos . As pessoas não enxergam mérito em aprender algo que não será significativo para suas experiências ,projetos e seus objetivos de vida.Os defensores do flipped learning  enxergam como um de seus maiores benefícios  o engajamento dos alunos na resolução dos problemas.

Para usar bem o flipped learning e usufruir dos benefícios dessa ideia interessante, os educadores tem que reaprender a utilizar da melhor forma possível o tempo que antes era gasto com apresentações de conteúdo além  de saber integrar de forma cuidadosa ,através da escolha mais acertada de materiais e um bom planejamento ,o que o aluno aprenderá em casa e aplicará em sala de aula. A utilização do flipped learning seria muito proveitosa no Brasil ,pois exige maior dedicação dos professores e traz entusiasmo para quem gosta de produzir material, sabemos que aqui há uma carência de sites de recursos educacionais se compararmos a outros países ,algo que vem mudando a cada dia graças a mais e mais profissionais engajados no objetivo de utilizar da melhor forma a tecnologia educacional disponível.

Mais referências :

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s